sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Eleições 2014

Não quero ser polêmica, mas preciso da ajuda dos meus amigos não tão desacreditados e mais politizados que eu. De verdade, como lidar com a questão política no Brasil?



Em meio a tanta revolta e decepção, e das minhas falas inflamadas de que a política no Brasil é mesmo uma merda, com o perdão da expressão, fui à urna no último fim de semana exercer o meu direito, ou melhor, cumprir a minha conquistada obrigação de votar (estranho heim?!?!) - símbolo maior da democracia o voto OBRIGATÓRIO (Cuma?!?!?). E confesso: nunca fui votar tão inconsciente como hoje.

Fui inconsciente, primeiro porquê o discurso de que todo mundo é ladrão, não exime o eleitor de sua culpa quanto ao destino do país, ao menos que os mesmos boicotassem as eleições, fato que anunciaria o Apocalipse no Brasil, suponho eu. Votei em Aécio no primeiro turno, mesmo reconhecendo que é um pilantra e diz isso claramente com sue sorriso: precisamos voltar a ter oposição, embora não tenha medo que o país Canarinho vire uma nova Cuba, considerando que os bancos nunca lucraram tanto como na gestão do PT....  Não MARINEI e reconheço que me arrependi de não ter dado meu voto a Marina. Não por ser mulher, ou por ser negra porque eu não seria leviana de dar meu voto a alguém que não trabalhe pelo todo, considerando suas particularidades obviamente, mas, deveria ter votado nela justamente por ter abandonado um discurso pobre e se diferenciado dos demais quando demonstrou independência e opinião, as quais concordemos ou não, paramos para ouvir, pois a sua história de vida impõe respeito e demonstra coragem. Embora não tenha uma base sólida para tocar o país pra frente, o governo Lula é a prova de que uma vez no poder as alianças acontecem.

Enfim, sei que Marina ainda não convenceu a maioria, mas num cenário político decadente, onde os eleitores são infantilizados pela corte do PT enquanto Dilma age como um trator que rasgando a Constituição Federal, se valendo do potencial do nosso país para dizer que desenvolveu a Nação, quando na verdade está torrando tudo e do outro lado da moeda tem a cara de Aécio Neves nos obrigando a ouvir um elitista sem noção que franze a testa enquanto vomita claramente o modelo de país que pretende construir. Não tenho escolha: incapazes de assumir compromissos. PT ou PSDB, corruptos, ambos.

Nessa encruzilhada, nenhum dos caminhos aponta para uma saída política de profundidade, capaz de reduzir as desigualdades sociais promovendo a cidadania através de um novo padrão de relações econômicas, sociais e culturais.

Como faremos para chegar ao berço esplêndido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tatiana, eu acho que: