quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Campeonato Brasileiro e homens-de-neandertal

Estive em SP no fim de semana em que o campeonato brasileiro de futebol foi decidido. O "Curíntias" mano foi campeão em cima do "Vassssssco", sendo o primeiro pentacampeão brasileiro.
Antes de tudo, gostaria de saientar que sou paulista, da capital, nascida na Vila Mariana. Odeio segregação de qualquer espécie, adoro SP e não tenho absolutamente nada contra nenhum brasileiro de onde quer que ele seja, mas, isso não me impede de publicar a seguinte narrativa:

- Aê mano, maió foda o "Curintão". E lá na Bahia, os pessoal gosta de futibol?
- Gosta sim, vcs não assistem jornais esportivos? Inclusive o time Bahia tem uma das maiores torcidas do Brasil e é bi-campeão Brasileiro... Tem o Vitória tb, mas esse só chegou a ser vice... (não podia deixar passar essa...)
-  hummm... da hora... E o resto?
-  Que resto?
- O resto das coisa lá na Bahia meu, tá me zoano é?
- Não, só não entendi a pergunta.
- Ó, tô perguntando como é as coisa lá? Comé que é as coisa lá na Bahia?
- Ahhhhh, bem explicado.... É tudo diferente daqui. Sabe aqueles filmes tipo Avatar, Planeta dos Macacos, etc? Então é tudo completamente diferente do que você tá acostumado, tipo, baiano joga capoeira enquanto tá esperando o ônibus e no verão trabalha todo mundo de sunga e biquini. Nos escritórios não tem cadeiras, só redes. A gente só bebe água de côco e só toma banho de água salgada. Come acarajé todo dia no almoço e só anda de branco e toca berimbau pra por os bêbes pra dormir. Os programas de TV tem que ter legendas em português porquê lá a gente fala baianês, difícil como a p....
- Caralh... Legenda? Como assim: Cês num fala português lá?
- Não, a gente fala baianês, um dialeto...
- Da hora!! Mas cês entendi nóis né?
- Algumas pessoas sim, frequentamos escolas pra isso...
- Puta merda, baiano vai pra dois colégio? Tem serviço não?
- Pois é menino, a gente tá tentando adquirir um jeito mais neandertal de ser...
- neo o q?
- é um gênero humano, digamos assim... não sei se mais evoluído, acho que ainda existe por aqui pelo Brasil...
- É isso aí, legal, a gente tem que se evoluí mermo. Taê, tenho mó vontade de conhecer a bahia, tá precisando de um neandertal lá não?
- Tá sim, vai lá, mas antes tenta se ligar numa aula de história e visita o zoológico de Salvador na sequência...
- Entendi não meu, tá me zoando?!?!??!?!
- Nada, deixa pra lá, baianada....

Notas:
(1) Toda besteira que paulista faz é entitulada por eles de baianada.
(2) O homem-de-neandertal (Homo neanderthalensis) é uma espécie extinta, do gênero Homo que habitou a Europa e partes do oeste da Ásia, de cerca de 300 000 anos atrás tendo coexistido com os Homo sapiens, porém os estudiosos consideram os homens-de-neandertal  subespécies do Homo sapiens.