sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Comidinhas turcas, amigos internacionalmente misturados!

Estou tomando chá como uma turca (çay = lê-se tchay)! Mas boa mesma é a variedade gastronômica que postarei em breve. Amanhã (pra mim hj, são quase duas da manhã por aqui!!!) vou para Istanbul pela primeira vez... I am very glad because it!
O post de hoje é para apresentar meus coleguinhas que compartilham comigo a fanfarrice (?) gastronômica... Abaixo estou eu (representando o Brasil), Gemma (Indonésia), Wael (Egito), LaVelle (USA) e Ismail, da Turquia. I've been had a great time! ;)

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Hoşgeldiniz! (Seja bem vindo em turco!)


Merhaba!
(Olá!)
Cheguei na Turquia dia 10 de Setembro de 2011. Primeiro vou falar da Turquia, depois dos meus sentimentos!
Irei morar por 2 meses, em um apartamento no bairro de Yahia Kaptan, numa cidade chamada Izmit (província de Kocaeli), a qual fica a 1hora de Istanbul, porém, do lado ásiatico (oriental) da cidade. Izmit é uma cidade que abriga inúmeras fábricas dos mais deiversos segmentos: é pequena, organizada, e sua história mais triste (da era moderna, sem contar toda a história do antigo império turco-otomano) data de 1999, quando parte do país, por 45s, tremeu butalmente por conta de um terremoto que marcou 7.8 na escala Richter, e deixou 17.000 mortos (http://veja.abril.com.br/250899/p_050.html)!!!!
Infelizmente em Izmit, quase ninguém fala inglês (fora do site), eu não entendo uma palavra de turco (agora já sei algumas!!!!) o que tornou minha chegada e o meu 11 de Setembro dignos de um filme de terror! Chorei, quis voltar, achei que não ia suportar tanto tempo longe de casa.... Mas, sou uma cidadã do mundo, quero ter 100 carimbos no meu passaporte antes de morrer, e, tudo agora está no seu lugar. Estou me adaptando, aprendendo algumas frases para saciar minhas necessidades básicas (segundo Maslow), feliz por conhecer mais um pedacinho do mundo e pessoas de outros lugares (1 egípcio, 2 da Indonésia, 1 dos EUA, e os turcos, of course....).
Tudo agora está no seu lugar, com excessão da saudade que eu sinto dos meus...  Sei que vai ser difícil ficar longe por tanto tempo, mas vai passar rápido e vai me fazer uma pessoa melhor sob vários aspectos, inclusive se tratando desse tal de amor...
Yakında görüşmek üzere!
(Vejo vocês em breve!)