terça-feira, 2 de novembro de 2010

Tropa de Elite 2

Publiquei o comentário abaixo no facebook, e a discussão rendeu mais de 15 posts. Bom provocar discussões que maturem nosso senso crítico. Lá vai:

<< Assiti Tropa de Elite 2 hoje. Fiquei deprimida. Não pelo filme, mas pela reação do público que além de achar tudo muito engraçado e de bater palmas o filme inteiro, achou que a história terminou bem. E eu ainda continuo aqui com minhas reflexões...>>

Fui ler algumas críticas do filme, oriundas de cinéfilos, críticos de arte e também de meros civi mortais como eu para estruturar melhor minhas opiniões, digamos assim. Segue abaixo alguns trechos que sintetizam bem meu sentimento:

" Inteligentemente, o roteiro não busca respostas, mas perguntas. Com isso, Tropa de Elite 2 foge de seus atributos comerciais. Apesar de existirem, eles fazem parte de um sistema usado para cravar questionamentos cáusticos numa ferida aberta que poucos tomam ciência e que muito dificilmente será cicatrizada."

Leia o texto na íntegra em:
http://ocapacitor.uol.com.br/cinema/nota-crica_-_tropa_de_elite_2-3402.html

"Já vi duas vezes. Pra "ter" uma idéia de quanto é real !!! É pra eles aqui que conheçem a atual da história politica da Cidade Desespero que não passa nos folhetins...Ainda faltou muito o que contar...É um puta documentário vestido de filme."  Georges Neves by Facebook.

"As falas finais na ALERJ que vai ao voo panôramico em Brasilia...que curiosamente a bandeira nacional...não esboça nenhuma reação...merecia um busto..." Georges Neves by Facebook

"acredito que foi um dos filmes mais importantes do ano. Não somente na construção dos diálogos e na história muito bem amarrada, mas também na conquista de um patamar técnico nunca antes atingido no cinema nacional." Davison Sátiro by facebook.


É isso. A luta continua. O inimigo é outro.

Um comentário:

  1. Assisti ao filme muito tempo depois do seu lançamento, na última sessão do dia e acredito ter sido este o motivo de não ter encontrado um público como o que Tati teve em sua volta. Os comentários sempre giravam em torno "do sistema", da falta de perspectiva de mudança, dos níveis de corrupção, da vontade de que fosse possível ver o "capitão" Nascimento multiplicado por milhões... É uma pena que hajam pessoas que tenham achado tudo muito engraçado e que o filme terminou muito bem.
    Gostei muito dos trechos selecionados.

    ResponderExcluir

Tatiana, eu acho que: