domingo, 3 de outubro de 2010

Segundo turno

Eleitores de Marina levam eleições para o segundo turno: virou, mexeu e vou voltar a votar em Dilma!

A propósito alguns email estão cadastrados pra toda vez que eu postar algo novo essas pessoas receberem a nova postagem em sua caixa, mas, agora que voltei de viagem, não preciso mais atualizar ninguém, acho que vou desabilitar essa função e quando quiserem saber novidades é só acessar o http://tachatomechame.blogspot.com/
A galera tem me enviado muitos comentários por email, fiquem a vontade pra comentar pelo blog, por mais contrária que seja a opinião aos meus escritos, o objetivo é enriquecer a discussão.
Beijocas.

Marina: " perco o pescoço mas não perco o juízo."

Em meio a tanta revolta e decepção, e das minhas falas inflamadas de que a política no Brasil é mesmo uma merda, com o perdão da expressão, fui à urna hoje exercer o meu direito e o símbolo maior da democracia (maior mesmo só se o voto não fosse obrigatório). E confesso: nunca fui votar tão consciente como hoje.
Primeiro, porquê o discusso de que todo mundo é ladrão, não exime o eleitor de sua culpa quanto ao destino do país, ao menos que os mesmos boicotassem as eleições, fato que anunciaria o Apocalipse no Brasil, suponho eu. Baseada nessa minha conclusão atrasada, porém não irremediável, parei para analisar as propostas de cada um dos candidatos e, embora as pesquisas apontem vitória de Dilma já no primeiro turno (que dentre os males é o menor, mas o menor mesmo), eu não poderia deixar de dar meu voto a Marina. Não por ser mulher, ou por ser negra porque eu não seria leviana de dar meu voto a alguém que trabalhe apenas pelas minorias, mas, justamente por ter abandonado este discusso pobre e se diferenciado dos demais quando demonstra independência e opinião própria, as quais concordemos ou não, paramos para ouvir, pois a sua história de vida impõe respeito e demonstra coragem. Embora não tenha uma base sólida para tocar o país pra frente, o governo Lula é a prova de que uma vez no poder as alianças acontecem. Enfim, sei que Marina ainda não convence a maioria, mas num cenário político decadente, onde os eleitores são infantilizados por Lula e Dilma ou obrigados a ouvir um elitista sem noção que franze a testa para a liberdade de imprensa, Marina emerge como uma terceira opção.
Mas, parte das pedras no caminho sugerem que Tiririca ocupa uma cadeira na Câmara do Estado de São Paulo e ACM Neto dispara a liderança para Deputado Federal na Bahia. De fato, ainda votamos muito pela emoção ou simpatia. Daqui a 4 anos tem mais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Matilde - La cambiadora de cuerpos

Programa obrigatório pra todos:
O que: Matilde, La cambiadora de cuerpos
Quem: Cia A4, direção Hebe Alves
Onde: Teatro Vila Velha
Quando: de 24 de setembro até 17 de outubro, sexta a domingo, às 20h
Quanto: R$10,00 (às sextas) e R$20,00 (aos sábados e domingos)

Crítica em:
http://becocultural.com.br/?p=11891

Ainda sobre a peregrinação.

Já estou no Brasil. Coisa boa é voltar pra casa. Acabei de baixar as centenas (sem exagero, especificamente pouco mais de 5 centenas) de fotos que tirei durante a viagem. Infelizmente não foram na minha Super Canon Profissa, mas foram numa boa Nikon S6000 compacta: boa resolução, bom zoom óptico, bons recursos.
Adoro viajar, e quando me refiro a isso não falo apenas a conhecer os lugares como turista, falo em tentar viver um pouco a cultura local, em sentí-la de forma mais densa. Nesse sentido, foi tudo muito proveitoso.
Agora posso pincelar um pouco, com calma, sobre o que vi e vivi, principalmente sobre a vibração de Barcelona e nobreza de Luzern.
Estive pela segunda vez em Barcelona, pq acho uma cidade fantástica e, tantas vezes eu volte à Europa voltarei lá. Não é a mais bela, nem a mais rica, tampouco a mais organizada. Mas, é a mais viva. Mais vibrante. Mais alegre como apenas as cidades litorâneas conseguem ser. O modernismo de Gaudí é expressivo. O bairro gótico é encantadoramente medieval. As praias são livres, mas isso é tudo. Barcelona não é o destino preferido de gente rica ou de gente que parece ter sido desenhada (não mesmo!) por isso é tão real, tão acolhedora. E esses espanhóis são meio brasileiros: na dança, na ginga, na cerveja gelada...
Já Luzern é cara, é nobre, pontual, silenciosa e particularmente linda, aliás minto: lindíssima. A vista do Monte Pilatus é uma das coisas mais bonitas que eu já pude ver, com uma companhia esplêndida. Mas é uma beleza aristocrata, como se os próprios alpes limitassem a sua capacidade de explorar sua beleza. É claro que Luzern pra mim abriga o que há de mais precioso na vida: amor, alguns dos meus amores, o que a faz, aos meus olhos, de uma beleza assustadora. Lá no outono faz frio, principalmente pra todo bom baiano como eu, que aos 20 graus já liga o chuveiro no superquente. Mas não é aquele friozinho. Frio mesmo, abaixo de 15ºC. As coisas ficam menos sensíveis no frio, acho que por isso lá se fala alemão: frio.
Na minha terra firme, Pátria amada, tudo de novo acontece: novas perspectivas apontam que 2011 será um ano muito bom. Agora, Salvador abre as portas para a primavera, e, embora não tenhamos os melhores transportes do mundo, a melhor distribuição de renda, os menores índices de desigualdade ou as maiores possibilidades de viver dignamente, com o sol chega a gratidão que temos pelo mar está aqui, pelas festas de largo e pelas bençãos que virão, pelo acarajé e pelo dendê, e ainda o orgulho pela fala doce e cantada do meu povo, que muitas vezes me decepciona, mas que me orgulha por nunca perder a capacidade de sorrir, de trabalhar e de receber bem o verão!

domingo, 19 de setembro de 2010

Berna

Hoje estive em Berna. Muito bom estar mais uma vez com a outra parte da minha familia! Muito ruim que os meus dai nao estejam tambem aqui (agora tenho problemas com o teclado em alemao!!!).

beijoca.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Hasta la vista Barcelona!

Agora, 18:20 em Barcelona e meu último dia nesta cidade fantástica! De todos os lugares que já conheci na minha curta vida (foram poucos, mas ñ tao poucos...), Barcelona leva o título de incrível, amazing... A segunda vez que venho cá e essa cidade ñ para: se renova sempre. É vintage, é moderna, é experiente, é jovem, é linda e apaixonante.
Hoje à noite vou ao forró com amigos para me despedir e amanha sigo pra Basel, na Suiça.
Comprei uma câmera nova, porém a bateria descarragada, quase ñ tenho fotos de Barcelona. Fato: terei que voltar ano que vem.

Beijos e queijos.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Errata!!!

Paeja = portunhol descarado!
Paella é o correto! (xiiii...)
risos....
Tudo lindo e quente em Barcelona! Fiz meu primeiro topless! hehehehehehheeh... Brincadeirinha, tô treinando....
Minha câmera morreu!!!! Buááááááááá.....
Isso que é azar! O pior que tinha acabado de consertá-la... Custa-me muito acreditar, mas fazer o quê.
Beijocas!